PERGUNTAS FREQUENTES  

O QUE É O SYSTEMA?

 

Significa literalmente “o sistema” em russo. É uma arte marcial conhecida pelos seus métodos eficazes no combate corpo-a-corpo que remonta à Idade Média. Foi desenvolvida e readaptada durante o século XX pelas Forças Especiais Russas, as SPETSNAZ.

 

Vladimir Vasiliev, antigo membro das SPETSNAZ, foi o primeiro a ensinar Systema no Ocidente, no início dos anos 1990. O seu mestre, Mikhail Ryabko, considerado hoje em dia como um dos raros verdadeiros mestres de artes marciais ainda vivo, reside em Moscovo onde continua a ensinar e a formar instrutores. 

 

 

QUAL A DIFERENÇA EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS ARTES MARCIAIS? 

 

O Systema não tem uniforme, competição, faixas ou níveis de graduação.

 

Engloba muitas áreas de treino postas algumas vezes de parte por certas artes marciais por se focarem apenas em alguns aspectos do confronto físico. Procura responder à maior parte das situações de conflito e tem por isso um treino muito variado podendo ir do sparring ao treino mais lento.  

 

 

A APRENDIZAGEM DO SYSTEMA É LENTA?

 

Sendo que esta arte marcial foi concebida para ser assimilada rapidamente pelos SPETSNAZ, as Forças Especiais Russas, um praticante de Systema será capaz de se defender após apenas alguns meses.

 

O Systema foi estruturado de modo a que os princípios básicos possam ser aprendidos muito rapidamente, tornando o indivíduo autónomo, criativo e capaz de dar respostas originais a uma grande diversidade de situações, empregando apenas os princípios fundamentais abordados durante os treinos. No entanto, nada disto é possível sem uma implicação séria e uma prática regular. 

 

 

O QUE É QUE O SYSTEMA PODE OFERECER A QUEM JÁ TEM EXPERIÊNCIA EM ARTES MARCIAIS?

 

O Systema oferece uma compreensão dinâmica do treino marcial e não proíbe a utilização de técnicas marciais alternativas. Pelo contrário, o Systema oferece a possibilidade de reutilizar a sua bagagem técnica a partir um modo novo de trabalhar, ajudando a tornar mais fluídas as habilidades já existentes. Se vier de outra arte marcial, não precisará de pô-la de parte. Aprenderá a usá-la de uma nova maneira. Além disso, o Systema promove e protege a saúde e o bem-estar físico e psicológico dando-nos conhecimentos precisos sobre como cuidar de nós e do nosso parceiro.

 

 

O QUE É QUE O SYSTEMA PODE OFERECER A QUEM NUNCA TREINOU ARTES MARCIAIS?

 

Nenhuma experiência prévia é necessária para treinar Systema.

 

As aulas são feitas de tal modo a que toda a gente, desde o mais pequeno ao maior, ou do mais novo ou mais velho, possam tirar proveito do treino. Aprenderão exercícios únicos de manutenção e fortalecimento muscular tal como métodos eficazes de self-defense, além de se sentirem mais confiantes face a uma situação de perigo ou stress. 

 

 

O QUE É QUE SE APRENDE NUM TREINO DE SYSTEMA?

 

O nosso programa reúne vários tipos de treino. Habitualmente, uma aula começa sempre com exercícios respiratórios e de fortalecimento muscular com ou sem parceiro.

 

Para os principiantes, o mais importante é aprender a cair e rolar correctamente no chão sem se magoar, trabalhar com uma postura correcta, aprender a respirar bem, a mexer e a criar golpes e ponta-pés correctos e conhecer a mecânica corporal.

 

Estas bases são depois aplicadas em exercícios onde os alunos aprenderão a defender-se em pé ou no chão, contra um ou mais parceiros, e contra as armas mais “comuns” (faca, bastão, pistola), tal como de armas improvisadas (guarda-chuva, casaco, revista, mala, carteira, etc.).

 

Ensinamos portanto a ter respostas a todo o tipo de ataque em qualquer situação: roubo, agressão, ataque de grupo, etc. Salientamos a capacidade de sobreviver e de dar uma resposta adequada a uma dada situação em função do efeito pretendido. Aprenderão técnicas de self-defense devastadoras mas igualmente técnicas mais suaves e menos ameaçadoras, caso o objectivo seja o controlo do oponente sem o destruir.

 

Durante os treinos, aprenderão igualmente a interpretar a linguagem corporal e a identificar os aspectos psicológicos mais importantes de uma confrontação física.

 

Todos os nossos métodos são consolidados por exercícios físicos e de saúde especializados, desenvolvidos pelos militares russos que vos ensinarão a relaxar em qualquer situação. Estes exercícios aumentarão a vossa força e estabilidade emocional sem colocar a vossa saúde em perigo. Pretendem melhorar a circulação sanguínea e regular a pressão arterial.

 

Finalmente, as aulas costumam acabar com uma conversa informal em que damos o nosso feedback acerca do treino decorrido o que ajuda a estruturar o treino na nossa mente e a perceber as nossas forças e fraquezas. Pretendemos também, ao longo das aulas, transmitir alguns valores morais e espirituais do Systema aos alunos.

 

 

QUEM É QUE PRATICA SYSTEMA? HÁ ALGUM LIMITE DE IDADE?

 

Não existe nenhum limite etário para a prática do Systema. Temos desde jovens adolescentes até seniores, homens e mulheres a treinar connosco. Alguns praticantes já têm experiência em artes marciais e desportos de combate, outros não. Mas todos vêm das áreas mais diversificadas desde estudantes a reformados, artistas a executivos, ou militares e pessoal das forças de segurança. 

 

 

POSSO EXPERIMENTAR UMA AULA SEM COMPROMISSO? 

 

Sim, são bem-vindos a qualquer altura para experimentar uma aula de Systema. Se não estiverem à vontade em fazer um exercício, não há problema em não o fazer. O essencial é experimentar! 

 

 

O QUE É QUE TENHO DE LEVAR?

 

Basta levar uma camisola ou t-shirt, calças ou calções confortáveis e sapatos limpos. 

 

SYSTEMA MONCADA

Stefan de Moncada       e-mail: systemamoncada@gmail.com       telefone: (+351) 96 969 01 39