SYSTEMA MONCADA 

Escola de Arte Marcial Russa, Systema - afiliada a Systema HQ Toronto de Vladimir Vasiliev

 

A escola de artes marciais Systema Moncada foi oficialmente criada em 2014 por Stefan de Moncada com o âmbito de difundir a prática da Arte Marcial Russa, Systema, em Portugal.

  INSTRUTORES 

STEFAN DE MONCADA

Stefan de Moncada é um apaixonado pelas artes marciais. Praticante há quase 20 anos, treinou Aikido, Jiu-Jitsu Brasilieiro, Systema, Kickboxing e Jogo do Pau Português,  e é hoje em dia professor das artes marciais Systema e Esgrima Lusitana.

systema Pontinha (6 de 16).jpg

A par da sua formação em artes marciais, Stefan é licenciado e mestre em Filosofia tendo-se especializado no budismo zen.

Para compreender melhor a relação corpo/mente, Stefan formou-se também em Shiatsu Seitai, Linguagem Corporal e Educação Física.

Fundou em 2017 com Rogério Santos, a Associação para o Desenvolvimento das Artes Marciais, com o intuito de investigar, divulgar e defender os benefícios da prática marcial.

Artigos:

Entrevista a Stefan de Moncada, por Pedro Mestre

«Systema. O filósofo da luta que veio do frio» por Nuno Ramos de Almeida

Artigos por Stefan de Moncada:

«Com que intensidade devo treinar?» 

«Da Respiração nas Artes Marciais»

Jo Gomes 1.jpg

JOÃO SARAIVA GOMES

João é um aficionado das artes marciais. Tem experiência em Judo, Jiu-Jitsu Brasileiro, Kickboxing e Jogo do Pau português.

Iniciou-se na Arte Marcial Russa, Systema, em 2009 e dá hoje em dia aulas regulares de Systema e JJB na Colares Academy, em Sintra.

João é engenheiro agrónomo e tem trabalhado como gestor de projetos tanto a nível nacional como internacional. 

FRANCESCO VITONE

Francesco treina Systema na Escola Systema Moncada desde 2015, ano em que se mudou da Itália para Lisboa. 

Na Itália, Francesco estudou vários sistemas de defesa pessoal e desportos de combate desde o Muay Thai ao Progressive Fighting System (PFS) chegando a ser instrutor desde último sistema de combate.

Quando não está no trabalho ou a treinar Systema, Francesco gosta de fazer passeios de mota, caminhadas pela natureza e meditação. 

 

Cesco 1.jpg